Arrow: Oitava Temporada
Em 2012 surgiu uma série sobre um vigilante sombrio que inovou tudo o que foi feito até então. Arrow começou de forma simples e bastante pé no chão trazendo um personagem dramático cheio de mistérios sobre o seu passado, e depois de alguns altos e baixos de qualidade, Arrow conseguiu se tornar um marco entre as séries de super-heróis, transformando seu protagonista em um herói no lugar de um vigilante e criando um grande legado na televisão. Através desse programa, foram desenvolvidas cinco produções até o momento (sendo que outras ainda estão por vir). E na sua última temporada, a série conseguiu explorar todo esse crescimento que foi feito durante esses anos com ótima trama, boas atuações, momentos nostálgicos e belos fanservices.
A trama dessa temporada foi bastante focada em acontecimentos que seriam importantes para o evento da Crise nas Infinitas Terras. Isso serviu para cada episódio que ocorreu durante a temporada fosse uma homenagem a alguma narrativa que aconteceu durantes os oitos anos de existência de Arrow. Essas homenagens feitas durante o episódio trazem uma grande nostalgia para os fãs da série, tornando assim essa temporada mais especial por relembrar momentos importantes que aconteceram durante toda a jornada do programa.
Mesmo com a série se utilizando do fator nostalgia para agradar o públicos, essa temporada não se resumiu apenas a isso .Arrow conseguiu desenvolver bem seus personagens, como por exemplo a Laurel que conseguiu se destacar bastante ajudando o Oliver durante a temporada e tendo um dos seus melhores momentos no programa. Outros personagens que se destacaram foram os filhos de Oliver, William e Mia, onde ambos conseguiram entregar boas performances e ótimos momentos familiares durante a temporada. Pelo desenvolvimento que foi feito de ambos, principalmente o de Mia, é possível perceber que eles têm potencial para seguir o legado de Arrow caso a série Green Arrow and Canaries seja confirmada.
A série também aproveitou para trazer alguns dos personagens que fizeram parte do programa, como Thea, Roy, Moira, Adrian Chase, Tatsu e outros (senti falta do Slade). Todos eles conseguiram aparecer de forma natural na história e foram bem aproveitados na trama.
Além desses personagens, Diggle foi muito bem utilizado nessa última temporada. O grande amigo de Oliver que o ajudou desde o início da série teve momentos de destaque no programa mostrando o quanto ele e Oliver passaram por diversas situações nesses anos, onde por mais difíceis que as coisas fossem, o time original do Arqueiro permanece unido. E não podemos ignorar as possibilidades que poderão ser utilizadas no futuro do personagem pelo final que foi mostrado no ultimo episódio de Arrow.
E não dá pra falar de desenvolvimento de personagem sem falar dele: Oliver Queen. Olhando para toda a trajetória que nosso Arqueiro Verde passou, é muito nítido perceber o quanto o personagem evoluiu durante esses oito anos de Arrow. Essa temporada mostra muito bem o quanto Oliver deixou de ser um vigilante para se tornar um grande herói, onde suas ações inspiram as pessoas que estão ao seu redor a se tornarem melhores.
Com ótimas cenas de ação, fanservices, uma trama consistente e vários momentos nostálgicos, Arrow chega ao fim com uma excelente temporada que com certeza conseguiu agradar os fãs que seguiram a jornada do Oliver Queen nesses oito anos. Deixando um grande legado, Arrow se despede deixando várias séries derivadas e principalmente mostrando o quão importante ela é não somente no Arrowverse, mas também para todas as séries de super-herói.
AVALIAÇÃO: 9,3 (ESTUS CHEIO)