[off-topic] O sonho verdadeiro de Gol D Roger (e de Luffy)
Premissa
Primeiramente, o que chamou mais minha atenção é que quando na história se é falado sobre o dia da execução de Gol D Roger, Rayleigh e Oden tem a mesma reação. Eles riem e choram muito. Quando eu fiquei pensando nisso eu percebi que havia um motivo escondido para isso. E eu acho que o motivo é que Roger conseguiu realizar seu sonho naquele momento. Eles estão rindo porque eles estão felizes por ele e eles estão chorando porque eles perderam uma pessoa incrível e um amigo de verdade.
Parando para pensar, como já foi confirmado, o sonho de Roger não era se tornar o rei dos piratas, o título não existia antes dele chegar em Laugh Tale. Não acho que o sonho dele era chegar em Laugh Tale também já que depois de chegar lá, ele ainda sente como se tivesse coisas para fazer. E coloca em movimento um plano de ter um filho para conseguir aquilo.
Por outro lado, eu não acho que Roger falhou em conquistar seu sonho. E ele conseguiu naquele dia, no dia que ele morreu, daí as reações de Rayleigh e de Oden.
A Morte de Gol D Roger
Então o que Roger fez naquele dia? Ele morreu, certo? Então seu sonho era esse? Morrer com um sorriso no rosto? Pode ser, mas não acho que seja. Talvez Kaido tenha um sonho como esse, e uma lista longa de personagens morreram assim, por isso acho que seria redundante que o sonho fosse algo que reaparecesse tanto. Além disso, o sonho dele é algo supostamente infantil, morrer sorrindo não parece um sonho tão infantil.
O sonho
Por isso tudo, eu acho que o sonho dele é na verdade o contrário. O sonho de Roger era viver se aventurando para sempre. Pense nisso, a pessoa que tem mais liberdade é aquela que não é presa nem mesmo pela morte. Ele é tão aventureiro e cheio de vida que nunca se cansa de viver.
Mas Roger tinha uma doença terminal
Você pode dizer isso, mas é exatamente assim que é em One Piece. Como muitos já abordaram em reviews no passado, One Piece é uma história cheia de contraposições e isso é o que torna uma história interessante. Por exemplo: Oden, um dos homens mais destemidos tem um filho que tem medo de altura; O cara que possivelmente tem o poder mais rápido da história (Kizaru) tem mania de lentidão; A “filha do demônio” na verdade cora e acha um desenho desajeito fofo. A lista é extensa. O ponto é, Roger, o homem que acabou tendo uma doença terminal, queria viver se aventurando e se divertindo para sempre e ele conseguiu aquilo naquele dia. Acho que foi essa a principal razão que convenceu Crocus de abandonar Laboon por alguns anos e embarcar para cuidar da saúde de Roger, a vontade dele de viver se aventurando ainda que estivesse doente. Se fosse somente para encontrar a tripulação de Brook ele poderia ter subido em qualquer outro barco.
Mas Roger morreu
Você pode dizer que sim, mas lembra, quando você acha que uma pessoa morre? Quando é acometido por uma doença terminal? Não! Eles morrem quando são esquecidos. E o que Roger fez naquele dia contraria isso. Nas palavras de Rayleigh, as chamas de sua vida acendeu o espírito aventureiro em todas as pessoas. Talvez foi intencional, ele pode ter pensando nisso depois de descobrir sobre o clã dos D, sobre o país e a história que foi apagada e como ainda assim isso sobreviveu até os dias atuais. As palavras quando ele estava caminhando para execução foram “determinação herdada, o destino da era, e os sonhos das pessoas. Enquanto as pessoas continuarem a perseguir o significado de liberdade, essas coisas jamais deixarão de existir!” Acho que quando ele fala “sonhos das pessoas” ele na verdade está se referindo a ele mesmo. Enquanto as pessoas continuarem a buscar o significado de liberdade (querendo dizer indo em aventuras, sendo pirata) o sonho dele continuaria vivo, ele viveria. E essa é a mensagem secreta que Rayleigh e Oden percebem ao ler o jornal e por isso começam a chorar. Lembre-se, a ideia de mandar uma mensagem para os membros da tripulação pelo jornal sobre os 2 anos de treinamento veio de Rayleigh, não seria plausível que a ideia veio originalmente de Roger?
Se lembra das últimas palavras de Roger para Rayleigh? “Eu não vou morrer, parceiro”. Eu acho que naquela hora Roger estava tranquilizando Rayleigh que ele não havia desistido de seu sonho.
Pensando sobre esse sonho, acho que isso é o que faz a vontade de Luffy ser tão poderosa, o One Piece é uma aventura para ele, depois disso ele não vai deixar de buscar mais. Isso quer dizer também, que ele aproveita a aventura de cada ilha ao máximo, mesmo que a próxima ilha não seja a do one piece ainda ele não acha chata. A aventura é a parte mais importante para ele, e quando ele fala isso é quando Rayleigh se lembra de Roger.
O paralelo com a doença de Roger está na imprudência de Luffy no caminho para alcançar seu sonho, ele sacrificou sua expectativa de vida várias vezes para fazer isso. Isso ainda foi comentado pela tripulação em Thriller Bark. Mas acho que isso deve ser visto como algo que eu lembro um personagem que eu não pude encontrar agora dizer: “eles não estão arriscando a vida, eles estão lutando para viver.” (Talvez foi filler?). O importante é porque Luffy prima pela aventura, sem aventura não há vida para ele.
Por outro lado acho que isso é o que faz Barba Negra tão forte também, uma de suas primeiras frases de introdução foram “o sonho de um homem não tem fim”. O que indica que ele tem uma determinação muito forte porque seu sonho não tem fim também.
Talvez no final de One Piece Luffy vai superar Roger por continuar se aventurando. Talvez haverá uma situação onde a operação de juventude eterna de Law será necessária e ela permitirá que isso seja alcançado. Também acho que a gente já teve uma indicação de uma das cenas finais do mangá, deve envolver as crianças de Punk Hazard que disseram que seriam piratas no futuro.