[RUMOR]AMD pode está renomeando sua próxima geração de GPUs Integradas Mobile para 600M Series
Segundo o rumor, a primeira geração de GPUs integradas usadas no mercado de notebooks da AMD são tão poderosas em comparação com a geração anterior que uma nova nomenclatura seria adequada. A APU em questão, AMD Ryzen 9 6900HX, usaria as microarquiteturas zen 3+ para a parte do CPU e, pela primeira vez, usaria a microarquitetura RDNA2 para a parte da GPU, o que explicaria o grande salto de desempenho. Essa APU em questão faria parte da linha Rembrandt, sucessora da linha Cezanne, atualmente no mercado.
O rumor aponta que o Ryzen 9 6900HX contaria com 8 núcleos, 16 threads e atingiria um clock máximo de 4,6 GHz. Já por parte da GPU, o chip teria 12 Compute Units e se chamaria Radeon Rx 680M. Além da AMD finalmente deixar a microarquitetura Vega pra trás e adotar as Navi, o chip viria também com suporte a memórias DDR5, o que permitiria também o grande salto de desempenho, uma vez que o limite de frequência das memórias DDR4 vinham segurando o desempenho das iGPU há algum tempo.
Um ponto que vale notar é que a mudança de padrão de nomenclatura para sua GPU integrada pode causar confusão, visto que sua linha de GPU integrada seguiria o mesmo padrão das GPU mobile dedicadas. Por outro lado, isso pode significar um desempenho ainda mais próximo de GPU dedicadas (pelo menos nos modelos mais de entrada).
Do ponto de vista do mercado desktop, APUs utilizando RDNA2 e com DDR5 não são esperadas até pelo menos antes do terceiro trimestre de 2022. Enquanto isso o mercado segue sofrendo com as altas nos preços mesmo nos modelos de entrada.
A confirmação ou negação desse rumor não demora muito. Visto que se espera que a AMD anuncie sua próxima linha de processadores para notebook na sua conferência na CES (ou, para alguns, E3 dos eletrônicos) que está prevista para 4 de Janeiro. Aguardemos os próximos capítulos.
Via: Wccftech