O Legado de Arrow
Arrow estreou em 2012 e veio com uma forte influência dos filmes do Batman do Christopher Nolan, onde havia uma narrativa mais realista para o homem morcego. Seguindo essa mesma linha no início da sua série, Arrow procurou trazer uma versão do Arqueiro Verde mais pé no chão e realista, fazendo assim com que a série tivesse poucos elementos dos quadrinhos na sua narrativa. E, assim, a sua primeira e segunda temporadas conseguiram ganhar um grande público e não apenas se tornar um sucesso entre os fãs, mas também, criar todo um universo nas séries da DC.
Depois de duas temporadas excelentes, a série começou a inserir alguns elementos diferentes do que estavam sendo trabalhados antes. Diferente das temporadas anteriores que tinham uma narrativa mais realista, a terceira temporada de Arrow passou a desenvolver a história com elementos mais místicos como a introdução do poço de Lázaro e de Ra´s Al Ghul. A partir disso a série passou a ter uma decaída, por conta de Arrow ter começado a se perder na sua narrativa.
E se na terceira temporada Arrow começou a se perder, a quarta temporada levou a série ao fundo do poço. A temporada se tornou mais criticada pelos fãs da série, por conta dela ter se perdido totalmente, ignorando o Arqueiro Verde e começado a se focar demais nos outros personagens que ajudavam ele. Os integrantes do time Arrow, como Thea, Felicity, Diggle e os outros passaram a ter mais protagonismo do que o Arqueiro e isso fez com que tudo ficasse perdido.
Além da falta de protagonismo do Arqueiro Verde, outro fator que piorou a situação de Arrow foram os péssimos vilões que foram apresentados. Depois de Malcolm Merlyn e Slade (que com certeza é um dos melhores, ou se não o melhor vilão do Arrowverse), Ra´s Al Ghul e principalmente Damien Dark não conseguiram ser bem trabalhados no desenvolvimento da série.Todos esses fatores somados com mal desenvolvimento de Oliver com Felicity, fizeram com que a série se perdesse e desagradasse bastante os fãs.
Contudo, depois de uma quarta temporada conturbada, Arrow conseguiu se reencontrar. A quinta temporada chegou trazendo de volta o foco para o Arqueiro Verde, e o desenvolvendo de uma forma que ele se estruturou melhor como herói. Além disso trouxe também um vilão incrível que foi o Prometheus (que disputa com o Slade o posto de um dos melhores vilões do Arrowverse).
A quinta temporada apresentou também novos personagens para o time Arrow, e conseguiu desenvolve-los sem tirar o foco do Arqueiro Verde na trama. E também conseguiu trazer um desenvolvimento melhor do relacionamento de Oliver com Felicity, melhorando muito a forma que tinha sido feita na temporada anterior.
Em seguida veio a sexta temporada, onde procurou focar em Oliver tentando equilibrar sua vida como Arqueiro Verde e ao mesmo tempo cuidar do seu filho William. Essa temporada conseguiu trabalhar muito bem tanto o lado heroico dele quanto algumas dificuldades que teve ao ser pai.
Depois de uma boa sexta temporada, Arrow começou a se preparar para o seu fim na sétima, onde através de flashforward a série passou a mostrar um futuro de Star City onde a filha de Oliver, Mia Queen, e seu irmão William formariam um novo time Arrow.
A oitava temporada mostrou muito bem a forma como Oliver criou todo um legado dentro do Arrowverse. Não importa se for em Flash ou Legends, a forma como Oliver os inspirou é bem trabalhada e nítida. Além disso, a oitava temporada teve um papel grande para a Crise nas Infinitas Terras, onde em cada episódio era mostrado Oliver tendo que cumprir alguma missão do Monitor para tentar salvar o Multiverso. Durante essas missões, Oliver precisa voltar para alguns momentos da sua história. Dessa forma a série conseguiu fazer diversas homenagens a momentos e personagens importantes que passaram por Arrow, não apenas trazendo fanservices, mas também mostrando como Oliver se tornou uma pessoa e um herói melhor.
Depois de toda essa jornada Arrow chegou ao fim. Mesmo com alguns momentos em baixa a série conseguiu se destacar e entregar excelentes momentos para o seu público. Além disso foi capaz de criar um universo no qual surgiram diversas séries derivadas da DC. Arrow conseguiu superar suas dificuldades e soube transformar seu protagonista que no inicio da série era apenas um vigilante em um herói de verdade, tornando-o uma inspiração para os outros heróis que continuarão seu legado no Arrowverse.